Imagem: Animated Cartoon Clock |
Um dos maiores desafios
do profissional moderno é o gerenciamento de suas atividades com relação ao tempo, temos uma grande cobrança
por produtividade e eficiência, tudo é cronometrado, nenhum minuto pode ser
desperdiçado. Pensando nisso, escrevi um texto sucinto e convido você a
investir seu tempo nessa leitura, acredito que após a leitura você aprenderá
como aproveitar melhor o tempo.
Geralmente com a
correria do dia-a-dia, temos a impressão de que o tempo que temos é
insuficiente, mas acredite o problema não está no tempo, mas em como
administramos nossas atividades em relação ao tempo.
Temos que ter
consciência que nós temos várias áreas na nossa vida, por exemplo, área familiar,
espiritual, física, mental, social, intelectual e para cada uma dessas áreas precisamos
dedicar uma parte do nosso tempo de modo que nossa vida seja administrada
integralmente.
O tempo é irreversível
e incontrolável, por exemplo, se dedicamos muito tempo cuidando da área
intelectual e esquecemos de cuidar da saúde física, com o passar do tempo as
doenças tenderão a aparecer, portanto não negligencie o tempo com nenhuma das áreas,
pois se não tratadas em tempo oportuno, no futuro elas trarão problemas.
Recorro as palavras de Benjamin
Franklin para te fazer uma pergunta: "Você
ama a vida? Então não desperdice o tempo, porque é desse material que a vida é
feita."
Franklin explicou bem, tempo é vida, por isso o tempo deve ser
valorizado, desfrutado, aproveitado ao máximo, pois um segundo perdido, nunca
mais poderá ser recuperado, o tempo que passou não volta mais. Reflita a
respeito de como você tem utilizado o tempo, não gaste seu tempo com coisas
desnecessárias, mais utilize-o em atividades proveitosas.
Um profissional que
saiba administrar suas atividades, reduz as preocupações, diminui o estresse,
aumenta a produtividade, tem uma melhor qualidade de vida, o que por
consequência contribuirá para o aumento de sua longevidade e progresso em todas as áreas da vida.
Porém, para administrar
eficientemente as atividades que temos, não basta fazer apenas uma listagem simples
das atividades a serem executadas, mas uma administração eficaz consiste em uma
correta interpretação das prioridades, no foco nas atividades, na eliminação
ou diminuição das interrupções e determinação de prazos para a execução de cada uma das atividades.
Portanto, comece organizando
suas atividades conforme o grau de importância delas, estabeleça prioridades e foque
nelas. Procure eliminar as tarefas, se possível, assim que surgirem, não
deixe para resolver mais tarde.
Execute em primeiro lugar as atividades
urgentes, logo depois as atividades importantes e por fim as que não são
importantes. Algo que evidencia as pessoas que administram de forma errônea as
suas atividades é o excesso de atividades urgentes, se você tem dedicado muito
tempo as atividades urgentes, isso significa que antes estas atividades eram
importantes e não foram tratadas, por fim se tornaram urgentes por consequência
da demora na resolução delas.
Existem alguns métodos
que podem nos ajudar na organização das
atividades, como agendas, calendários, post-its, blocos de anotação, aplicativos
para celulares e muitos outros. Escolha um método que melhor se adapte à sua
necessidade, ao criar o hábito de registrar as atividades diminui-se o risco de
esquecimento, imprevistos e favorece o processo de organização
mental.
Evite também sair do
foco, se possível concentre-se apenas em
uma atividade, você será mais produtivo. Para isso, tenha um objetivo,
estabeleça metas, formule planos de ação e execute-os.
Para ter um melhor
aproveitamento do tempo, evite
distrações, como por exemplo, o telefone que toca a todo instante, um
colega de trabalho que está sempre querendo conversar, a televisão, o rádio, as
redes sociais, etc.
Evite
também ficar ocioso, lembre-se que o tempo perdido não volta mais,
por isso se você estiver na empresa e o sistema parou de funcionar, aproveite
para organizar os armários, fazer ligações, checar o seu progresso nas
atividades do dia. Já na área pessoal, se você tem que ficar numa sala de
espera de um consultório médico, por exemplo, aproveite para ler os e-mails, atualizar-se
nas noticiais do mercado ou organizar as atividades para o próximo dia, o que
não vale é ficar olhando no relógio vendo o tempo passar.
Termino este texto
agradecendo a disponibilidade do seu tempo e desejando que cada uma dessas dicas possa contribuir para o melhor gerenciamento das suas atividades, proporcionando um aproveitamento eficaz do tempo e contribuindo assim para o seu progresso
na vida.
Obrigada e até a próxima!
Oi Lídia!!
ResponderExcluirAdorei a dica, vou tentar colocar em pratica para organizar meu dia a dia que ultimamente esta uma loucura. rsrsrs
Beijos
Babi
www.dicascomglamour.com.br
Olá Babi, obrigada pela visita e tenho certeza que seguindo essas dicas seu tempo será melhor aproveitado.
ResponderExcluirUm abraço
Lídia