18 de janeiro de 2015

Gerenciando as atividades com relação ao tempo

Imagem: Animated Cartoon Clock

Um dos maiores desafios do profissional moderno é o gerenciamento de suas atividades com relação ao tempo, temos uma grande cobrança por produtividade e eficiência, tudo é cronometrado, nenhum minuto pode ser desperdiçado. Pensando nisso, escrevi um texto sucinto e convido você a investir seu tempo nessa leitura, acredito que após a leitura você aprenderá como aproveitar melhor o tempo.

Geralmente com a correria do dia-a-dia, temos a impressão de que o tempo que temos é insuficiente, mas acredite o problema não está no tempo, mas em como administramos nossas atividades em relação ao tempo.

Temos que ter consciência que nós temos várias áreas na nossa vida, por exemplo, área familiar, espiritual, física, mental, social, intelectual e para cada uma dessas áreas precisamos dedicar uma parte do nosso tempo de modo que nossa vida seja administrada integralmente.

O tempo é irreversível e incontrolável, por exemplo, se dedicamos muito tempo cuidando da área intelectual e esquecemos de cuidar da saúde física, com o passar do tempo as doenças tenderão a aparecer, portanto não negligencie o tempo com nenhuma das áreas, pois se não tratadas em tempo oportuno, no futuro elas trarão problemas.

Recorro as palavras de Benjamin Franklin para te fazer uma pergunta: "Você ama a vida? Então não desperdice o tempo, porque é desse material que a vida é feita."

Franklin explicou bem, tempo é vida, por isso o tempo deve ser valorizado, desfrutado, aproveitado ao máximo, pois um segundo perdido, nunca mais poderá ser recuperado, o tempo que passou não volta mais. Reflita a respeito de como você tem utilizado o tempo, não gaste seu tempo com coisas desnecessárias, mais utilize-o em atividades proveitosas.

Um profissional que saiba administrar suas atividades, reduz as preocupações, diminui o estresse, aumenta a produtividade, tem uma melhor qualidade de vida, o que por consequência contribuirá para o aumento de sua longevidade e progresso em todas as áreas da vida.

Porém, para administrar eficientemente as atividades que temos, não basta fazer apenas uma listagem simples das atividades a serem executadas, mas uma administração eficaz consiste em uma correta interpretação das prioridades, no foco nas atividades, na eliminação ou diminuição das interrupções e determinação de prazos para a execução de cada uma das atividades.

Portanto, comece organizando suas atividades conforme o grau de importância delas, estabeleça prioridades e foque nelas. Procure eliminar as tarefas, se possível, assim que surgirem, não deixe para resolver mais tarde. 

Execute em primeiro lugar as atividades urgentes, logo depois as atividades importantes e por fim as que não são importantes. Algo que evidencia as pessoas que administram de forma errônea as suas atividades é o excesso de atividades urgentes, se você tem dedicado muito tempo as atividades urgentes, isso significa que antes estas atividades eram importantes e não foram tratadas, por fim se tornaram urgentes por consequência da demora na resolução delas.

Existem alguns métodos que podem nos ajudar na organização das atividades, como agendas, calendários, post-its, blocos de anotação, aplicativos para celulares e muitos outros. Escolha um método que melhor se adapte à sua necessidade, ao criar o hábito de registrar as atividades diminui-se o risco de esquecimento, imprevistos e favorece o processo de organização mental.

Evite também sair do foco, se possível concentre-se apenas em uma atividade, você será mais produtivo. Para isso, tenha um objetivo, estabeleça metas, formule planos de ação e execute-os.

Para ter um melhor aproveitamento do tempo, evite distrações, como por exemplo, o telefone que toca a todo instante, um colega de trabalho que está sempre querendo conversar, a televisão, o rádio, as redes sociais, etc.

Evite também ficar ocioso, lembre-se que o tempo perdido não volta mais, por isso se você estiver na empresa e o sistema parou de funcionar, aproveite para organizar os armários, fazer ligações, checar o seu progresso nas atividades do dia. Já na área pessoal, se você tem que ficar numa sala de espera de um consultório médico, por exemplo, aproveite para ler os e-mails, atualizar-se nas noticiais do mercado ou organizar as atividades para o próximo dia, o que não vale é ficar olhando no relógio vendo o tempo passar.


Termino este texto agradecendo a disponibilidade do seu tempo e desejando que cada uma dessas dicas possa contribuir para o melhor gerenciamento das suas atividades, proporcionando um aproveitamento eficaz do tempo e contribuindo assim para o seu progresso na vida. 

Obrigada e até a próxima! 

2 comentários:

  1. Oi Lídia!!
    Adorei a dica, vou tentar colocar em pratica para organizar meu dia a dia que ultimamente esta uma loucura. rsrsrs

    Beijos
    Babi
    www.dicascomglamour.com.br

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  2. Olá Babi, obrigada pela visita e tenho certeza que seguindo essas dicas seu tempo será melhor aproveitado.
    Um abraço
    Lídia

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