18 de janeiro de 2015

Aprender a escutar

Imagem: Site A Paz do Senhor Jesus
“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Johann Goethe

Na agitação do dia a dia, muitas vezes não escutamos o que as pessoas querem nos dizer, queremos ser escutados, mas não queremos escutar os outros, em função disso, muitos problemas acabam surgindo entre as pessoas, pois um não entende a mensagem do outro. Com uma escuta ativa, poderíamos reduzir um grande número de problemas nas empresas, famílias e outros grupos de pessoas.

Para que o processo de comunicação seja eficaz, deve-se ter um emissor que seja assertivo, uma mensagem clara e um receptor atento.

Normalmente vemos grandes incentivos para aperfeiçoamento do emissor, como cursos de oratória, dicção e postura, porém para o aperfeiçoamento do receptor não vemos qualquer incentivo.

Explicarei mais adiante como desenvolver uma escuta ativa, mas antes quero esclarecer a diferença entre o ato de ouvir e escutar, apesar de serem ações muito semelhantes, o ouvir é algo espontâneo, ouvimos um cachorro latindo, o som do relógio despertando, o trovão, ou seja, para ouvir não precisamos de esforço algum, pois é uma ação instintiva. Enquanto, escutar é ouvir o outro com empatia, entendendo a mensagem e interpretando as informações. 

Escutar é uma habilidade e como toda habilidade precisa ser desenvolvida com esforço e disciplina, ouvir muitas pessoas podem, porém escutar poucos conseguem. 

Para desenvolver uma escuta ativa precisamos:
  • Permitir que o outro se expresse – Não interrompa as pessoas e não se apresse em dar uma resposta antes que o outro termine sua fala. Quando você interrompe a fala de alguém, isso mostra que você não tem interesse no que a pessoa está falando, além de ser desrespeito e falta de educação, mostra que o que você tem para dizer é mais importante do que o outro tem para falar.
  • Manter o Foco - Quando alguém estiver falando com você, tenha o foco naquela pessoa, olhe para ela, não se distraia olhando ao redor, vendo o relógio ou mexendo no celular, por exemplo.
  • Empatia - Coloque-se no lugar do outro, procure compreendê-lo sem fazer julgamento e tirando conclusões precipitadas.
  • Obtenha informações - Enquanto o outro estiver falando obtenha o máximo de informações, se não entendeu algo, peça esclarecimentos.
  • Observe o outro - Em uma escuta ativa, tanto a linguagem verbal como a não verbal devem ser consideradas, para isso, não despreze nenhuma palavra, observe a entonação das palavras, os gestos, a postura e o olhar, pois tudo isso te dará uma compreensão mais ampla.
  • Reflita - Por fim, silencie-se, reflita, interprete a mensagem que foi transmitida e se necessário expresse sua opinião. Com uma escuta ativa, compreensão e suas respostas serão mais eficazes. 

2 comentários:

  1. Oi...
    Simplesmente adorei o seu blog, tira varias duvidas!!!!
    Parabéns... todo sucesso do mundo para você!!!

    Beijossss

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    1. Olá Renata, fico feliz por saber que você gostou do blog e agradeço por seu incentivo. Continue acompanhando as postagens e obrigada pela visita.

      Abraços

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