Imagem: Exclusivo |
As empresas recebem
inúmeros profissionais em busca de emprego, muitas pessoas concorrem por uma mesma
vaga no mercado de trabalho e muitas delas tem a mesma formação acadêmica. O que garantirá que elas serão contratadas pelas
organizações? A resposta para essa pergunta está no diferencial competitivo.
O diferencial competitivo, como o próprio nome já diz são
características que o indivíduo tem que o torna único ou superior aos seus
concorrentes, é aquela pessoa que tem algo a mais para oferecer. A empresa
enxerga esse diferencial como um benefício, uma vantagem para contratá-lo.
Pode ser um diferencial o conhecimento, as habilidades, o
comportamento, as experiências adquiridas, etc.
Dicas para ter um diferencial:
1)
Autoconhecimento – Conhecer-se é fundamental, pois com este
conhecimento você irá determinar seus pontos fortes e fracos e após o
diagnóstico, irá criar estratégias de forma a intensificar os pontos fortes e
reduzir os pontos fracos. É importante compreender que o diferencial competitivo
não está naquilo em que você é fraco, nós nos diferenciamos naquilo em que
somos fortes. Lembre-se não são os bons que se destacam, mas os melhores!
2)
Vantagem para a empresa- Só será um diferencial competitivo
aquilo que tem valor para a organização, por isso, fique atento as necessidades
da empresa, as tendências no mercado, as inovações tecnológicas, acordos
políticos, etc.
3)
Atentar-se na concorrência – Um diferencial é aquilo que os outros
não tem, por isso observe os demais profissionais que concorrem com você.
4)
Ser notado – Um diferencial tem que ser algo notável, aparente e perceptível,
portanto exponha-se com confiança ao falar sobre o seu diferencial,
valorize-se, apresente os resultados das suas ações e mostre sua importância para
a organização. Lembrando que sua apresentação deve transmitir credibilidade e não auto-exaltação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário