4 de janeiro de 2015

Profissional com diferencial competitivo

Imagem: Exclusivo
As empresas recebem inúmeros profissionais em busca de emprego, muitas pessoas concorrem por uma mesma vaga no mercado de trabalho e muitas delas tem a mesma formação acadêmica. O que garantirá que elas serão contratadas pelas organizações? A resposta para essa pergunta está no diferencial competitivo.

O diferencial competitivo, como o próprio nome já diz são características que o indivíduo tem que o torna único ou superior aos seus concorrentes, é aquela pessoa que tem algo a mais para oferecer. A empresa enxerga esse diferencial como um benefício, uma vantagem para contratá-lo.

Pode ser um diferencial o conhecimento, as habilidades, o comportamento, as experiências adquiridas, etc.

Dicas para ter um diferencial:

1) Autoconhecimento – Conhecer-se é fundamental, pois com este conhecimento você irá determinar seus pontos fortes e fracos e após o diagnóstico, irá criar estratégias de forma a intensificar os pontos fortes e reduzir os pontos fracos. É importante compreender que o diferencial competitivo não está naquilo em que você é fraco, nós nos diferenciamos naquilo em que somos fortes. Lembre-se não são os bons que se destacam, mas os melhores!

2) Vantagem para a empresa- Só será um diferencial competitivo aquilo que tem valor para a organização, por isso, fique atento as necessidades da empresa, as tendências no mercado, as inovações tecnológicas, acordos políticos, etc.

3) Atentar-se na concorrência – Um diferencial é aquilo que os outros não tem, por isso observe os demais profissionais que concorrem com você.

4) Ser notado – Um diferencial tem que ser algo notável, aparente e perceptível, portanto exponha-se com confiança ao falar sobre o seu diferencial, valorize-se, apresente os resultados das suas ações e mostre sua importância para a organização. Lembrando que sua apresentação deve transmitir credibilidade e não auto-exaltação. 

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